WhatsApp Business lança novo recurso e se torna um novo motor de busca local

Giovani Soave
Giovani Soave
Analista de Sistemas e Especialista em Marketing Digital pela USP/ESALQ
WhatsApp Business

Whatsapp business lança novo recurso, a Meta, dona das maiores redes de comunicação, como: Facebook, Instagram e WhatsApp, agora permite que os usuários do WhatsApp Business encontrem novas empresas, tenha acesso a diversos catálogos e que comprem produtos diretamente pelo aplicativo, sem precisar sair do WhatsApp, você sabia dessa?

 Na prática o WhatsApp Business vai aos poucos se tornando uma ferramenta parecida com o Google, pois além de permitir as pessoas encontrem novos negócios, os perfis das empresas serão ranqueados também, mas o que isso quer dizer? Isso significa que o aplicativo vai criar algumas regras e a partir delas o WhatsApp vai decidir qual negócio irá aparecer em primeiro lugar, em segundo assim como o Google faz hoje em dia.

Pensando na experiência do usuário e na jornada de compra, o aplicativo poderá filtras as pesquisas por tipos de negócio, ou seja, quem estiver buscando por uma agência de marketing digital, vai ter como resultados somente negócios relacionados as agências de marketing. Além disso, o usuário poderá comprar pelo aplicativo e efetuar pagamentos via cartão de débito ou crédito.

A notícia foi divulgada na conferência WhatsApp Business Summit na Quinta-Feira 17, essa conferência de negócios da plataforma foi a primeira a ser realizada no Brasil na cidade de São Paulo. 

Até o momento, esses novos recursos estão disponíveis para o Brasil, México, Colômbia, Reino Unido e Indonésia.

Entenda como esse novo recurso pode ajudar milhares de empreendedores locais a aumentarem o seu faturamento

Visibilidade Local: O novo mecanismo de busca do WhatsApp Business permitirá que pequenos, médios e grandes negócios locais sejam visualizados por milhares de pessoas em um dos aplicativos mais utilizados pelos brasileiros durante o dia a dia.

Anúncios Online: Esse sistema de busca pode ser também um indício de um sistema novo para anúncios online, então imagine que você pesquisou no aplicativo por um Supermercado, muito provável que os primeiros resultados da pesquisa sejam anúncios de Supermercados, mas vale ressaltar que os anúncios online ainda não fazem parte das novas mudanças no aplicativo.

Jornada de Compra: Diante ao imediatismo dos consumidores, é correto afirma que a jornada de compra será muito mais rápida e dinâmica, poupando tempo na utilização dos aplicativos de compra e na tomada de decisão, principalmente tratando-se de negócios físicos e locais.

Branding: Para os empreendedores mais antenados ao marketing, sabe que uma boa gestão da marca é fundamental para fidelizar clientes e que todo ponto de contato é válido para realizar o branding, a questão que fica no ar é: Como os empreendedores brasileiros utilizaram esse novo recurso para realizar uma boa gestão da marca, sabendo que os brasileiros são um dos povos mais criativos do mundo.  

Atendimento e Conversão: O WhatsApp Business já possuí alguns recursos que permite um atendimento mais personalizado e sabemos que um atendimento personalizado faz toda diferença na hora de converter um cliente. Agora o atendimento será ainda mais simples e mais rápido, pois o aplicativo permitirá que os empreendedores divulguem mais informações sobre seu negócio e produtos, o que facilita na hora de vender.

Integração e Experiência do Usuário: O recurso disponibilizará você cadastrar o seu negócio, suas categorias de produtos, seus produtos e preços, mas quem sabe o aplicativo não permite você integrar com outros aplicativos? Imagina que você esteja navegando no Instagram e vê um produto interessante, você clica na loja e automaticamente é redirecionado para o negócio do WhatsApp Business, onde poderá ver o produto, ser atendimento, confirmar o pedido e realizar o pagamento.

Esses são apenas alguns dos benefícios que esse novo recuso promete, com certeza vai impactar diretamente na jornada de compra dos consumidores, nas estratégias dos negócios e das agências de marketing.

Gostou? Para aprender mais sobre Marketing Digital, acesse: https://atlanticdigital.com.br/blog/

Compartilhe

Índice do post

Veja também

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email nossos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas.