Existem diversas estratégias de captação dentro do marketing digital que ajudam as empresas a crescer exponencialmente pela internet.
Claro que essas empresas investem em pessoas que trarão resultados significativos com a otimização do site ou blog.
No entanto, a maioria dos profissionais falham nessa tarefa porque não sabem como atrair clientes da maneira certa, deixando para trás o marketing de conteúdo eficiente.
Mas, como você pode começar a capturar leads qualificados para sua empresa? Como usá-los mesmo em campanhas de marketing?
Conhecer seus leads é essencial para a estratégia de marketing digital
Para entender esse universo, vamos falar sobre captação de leads. Eles são possíveis clientes que fornecem dados para sua empresa em troca de algo como um e-book ou vídeo promocional.
As principais informações que devem ser coletadas dos clientes ao criar uma página de captura de leads são:
- Nome;
- E-mail;
- Telefone;
Dessa forma, a empresa pode inserir o possível cliente no funil de vendas até chegar a uma compra, por exemplo.
Mas além da oferta-compra, a gestão de leads com técnicas de SEO para um site é essencial para fazê-lo crescer e aumentar o alcance e trazer bons resultados nas estratégias de marketing digital.
Por isso, classificá-lo cada vez melhor, tornando o site um dos primeiros resultados nos motores de busca, permite que ele seja referência em determinado serviço ou produto.
Capture leads qualificados com diferentes tipos de estratégia de marketing
Para que o visitante se interesse em dar informações, tornando-se lead, as empresas devem investir em material que chame a atenção dos potenciais clientes para viabilizar a troca.
Mas, antes de investir, é preciso destacar o quanto é importante ter conteúdo qualificado. Dessa forma, seu site terá a atenção que você deseja.
Além disso, um bom conteúdo também ajudará seu site a ficar no topo do ranking, por isso a produção de conteúdo deve ser uma prioridade para aumentar seus resultados em marketing digital.
O material rico funciona como uma isca para esses clientes, pois desperta o interesse sobre determinados assuntos que os fazem compartilhar suas informações.
Mas, mesmo que com tudo isso eles não se interessem, é preciso colocar o plano B em ação: oferecer um material exclusivo, por exemplo, para que a landing page receba as informações em troca e capture leads para sua empresa.
Confira agora as formas mais comuns de gerar leads em vendas no digital.
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Use o E-book
E-book é um livro digital que pode ser acessado por um computador, tablet ou celular. Consiste em informações coletadas sobre determinados temas, serviços ou produtos que uma empresa oferece.
O e-book pode ser vendido ou gratuito, ele é extremamente importante e útil para uma captação eficiente de leads no marketing digital.
E-books gratuitos são capazes de despertar o interesse de seu tema e atrair leads. Na maioria das vezes, ao fazer o download do e-book, o lead deixa o seu nome completo e e-mail, pois essas são as principais informações do lead qualificado.
Para isso, preste atenção na qualidade do seu e-book. Conteúdo que não compartilhe as ideias da sua empresa ou não tenha uma identidade visual agradável não vai chamar a atenção do leitor.
Crie páginas de destino
Landing Pages são páginas que ajudam a gerar novos leads. Elas têm muitos elementos que ajudam a obter um lead mais qualificado e com potencial para atrair clientes diretamente por meio dessa estratégia de marketing digital.
Esse tipo de página também é conhecida como de conversão, porque são famosas por sua alta taxa de conversão. Mas, como elas funcionam?
Se um usuário pesquisar uma palavra-chave nas páginas de busca do Google e acessar um post do seu blog, é possível classificar este post como landing page, pois foi onde o usuário chegou.
Esse tipo de página é uma forma de atrair clientes em potencial, oferecendo um produto ou serviço (como e-books, webinars, cursos, apostilas, produtos) que podem melhorar significativamente seu processo de compra.
Utilize o pop-up
O pop-up é uma janela que se abre no navegador quando estamos visitando um site. Principalmente, essas janelas fornecem algumas informações sobre o site ou algum anúncio, por exemplo. E como isso pode te ajudar na captura de leads?
Existem duas maneiras de colocar os pop-ups em sua página para capturar leads:
- Formulário pop-up:
Ele aparece quando o usuário quer sair da página. Uma caixa centralizada se abre para evitar que sua página perca esse acesso. É uma das melhores formas de fazer o usuário voltar ao conteúdo daquela página.
- CTA pop-up:
Ele aparece no canto da tela, quando os visitantes fazem a rolagem pela barra pelo menos 50% da página. Esse tipo de pop-up tem dois objetivos:
- Divulgar sua landing page
- Levar os visitantes à etapa de compra.
Existem janelas que se abrem com pesquisas que também podem ser pop-ups. Os formulários também são uma ótima opção para captar leads qualificados em sua estratégia de marketing digital.
Crie um CTA criativo
O Call To Action (CTA), como o nome diz, é uma chamada para alguém realizar alguma ação dentro do seu site. Também pode ser encontrado em e-mails e anúncios.
A intenção é fazer com que o usuário clique em um botão ou link destacado que o direcione para algum formulário ou para outra página para capturar esse lead. Na maioria das vezes, os CTAs são botões com tamanhos e cores diferentes para chamar a atenção do usuário.
O Call To Action também é muito importante nesse processo de captação de leads qualificado.
No entanto, é importante prestar atenção à posição de um CTA. Deve ser sempre acompanhada de uma boa mensagem que chame a atenção do seu usuário, criando interesse em seu site e em cliques, o que vai ajudar a gerar leads.
Embora seja comum vê-lo como um botão, um CTA pode ser usado também nas redes sociais, na imagem ou na legenda, convidando o público-alvo a realizar a ação desejada.
Quanto mais leads melhor no marketing digital?
Como dissemos em todo este post, os leads são muito importantes para o seu site ou blog da sua empresa. Mas todo tipo de lead é bom? Não! E devemos estar cientes disso.
Seguir essas dicas e técnicas para capturar leads qualificados é extremamente importante. Porque, realmente, não faz sentido ter muitos leads sem as informações necessárias para nutri-los.
Ao criar qualquer um dos produtos sobre os quais falamos, é muito importante entender a busca por palavras-chave. Mas, o que é isso? É bem simples: cada palavra-chave é algo pesquisado nos motores e pode ser classificado como cauda longa ou cauda de cabeça.
Quando elas são usadas corretamente, o SEO pode encontrar e avaliar melhor o conteúdo para ranqueá-lo. Entenda como usar esse incrível motor de busca.
Captura de Leads, estratégia elaborada de marketing digital
As campanhas de marketing para empresas podem ser feitas por meio da conversão de leads, basta saber usar as ferramentas a seu favor.
Para isso, é muito importante pesquisar sobre o mundo do marketing digital e descobrir as novidades para manter seu site ou blog atualizado e otimizado.
Seguindo as indicações de SEO adequadas, é possível estar na primeira página no Google e em outros buscadores.
Agora que você entende um pouco mais sobre a captação de leads e sua eficiência em relação aos resultados, você pode aplicá-los para melhorar as oportunidades dentro do seu próprio negócio.
Você tem os resultados que espera com o marketing digital.
Conclusão
A Atlantic Digital te ajuda a ir mais longe dentro do marketing digital, identificar o público, a jornada de compra e os canais corretos. Gerando impacto, lembrança e mudança de comportamento.
Acompanhe nosso blog e conheça mais sobre nossa empresa.
Até a próxima!