12 motivos para minha empresa ter um site?

Paulo Atlantic Digital
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Se o seu negócio for razoavelmente bem-sucedido, você poderá encontrar vários motivos pelos quais um site não é tão relevante para você.

Claro, você entende a necessidade de ter alguma presença na internet, mas pode não acreditar que um site fará tanta diferença para o seu negócio específico, especialmente se sua empresa for lucrativa.

O que você acha? Você precisa de um site para administrar um negócio de sucesso?

Este artigo discute os motivos pelos quais ter um site comercial é um investimento inteligente e como a Atlantic poderá te ajudar nessa jornada.

Minha empresa precisa de um site?

Muitos proprietários de empresas nos perguntam: “Por que minha empresa B2B tem uma força offline e não vendemos nada no digital, preciso de um site para isso acontecer?”

A resposta é sim!

Para seu negócio atingir um próximo nível, ele deve ter um site para evitar perder negócios para concorrentes que já possuem um site.

Além disso, você tem certeza de que não pode vender seu produto online? A COVID-19 alterou o panorama mundial, com milhões de compradores online à procura de tudo, desde livros, casas, gás natural, comida, modelo de trabalho e muito mais. 

Portanto, enquanto você hesita, seu concorrente provavelmente percebeu como um site pode ser eficaz para seus negócios.

Você definitivamente não quer ficar para trás.

Mas você pode perguntar: “Minha página do Facebook não conta?”

Preciso de um site se tiver uma página no Facebook?

É comum que as empresas confiem no Facebook ou em outras plataformas de mídia social como principal canal de publicidade. E esses canais oferecem vantagens.

Por exemplo, eles ajudam a construir um público maior e até ajudam você a realizar pesquisas de mercado . 

No entanto, uma página do Facebook não deve substituir o site da sua empresa. Aqui estão algumas razões do porquê.

1. Você não possui sua página no Facebook

O que acontecerá se, uma manhã, o Facebook decidir que não apoiará mais as empresas? Se a sua página do Facebook fosse sua única presença online, todos os clientes e seguidores que você construiu provavelmente desapareceriam.

Na verdade, não muito tempo atrás, o Facebook caiu globalmente , causando momentos de frenesi.

E embora seja duvidoso que o Facebook pare de apoiar as empresas, você não tem qualquer palavra a dizer sobre as mudanças que o Facebook decide implementar.

No entanto, com o seu site, você tem controle total sobre a aparência e os recursos do seu site.

2. Facebook tem limitações de SEO

Pense nisso. Aonde você vai quando procura uma empresa localmente? Facebook ou Google? 

Os 3,5 mil milhões de consultas diárias no Google mostram que a maioria das pessoas recorre aos motores de busca nas redes sociais para encontrar informações.

Um site comercial permite que você se posicione de forma que as pessoas o encontrem quando fizerem pesquisas sobre os produtos que você vende ou os serviços que oferece. 

Mesmo que você possa competir facilmente com sites maiores, você pode otimizar seu site para pesquisas locais para atrair um público em sua área.

3. Um site é mais confiável

Um site comercial é um símbolo de confiança, e as pessoas só compram de empresas que conhecem , gostam e confiam . 

Portanto, embora possa ser mais rápido criar uma página no Facebook, você poderá obter mais autoridade e confiança com um site comercial.

4. A atenção é passageira no Facebook

O Facebook é extremamente competitivo. Ter sua empresa listada no Facebook significa que você está constantemente lutando contra a concorrência de diversas outras empresas.

Além do mais, você tem que competir com os amigos do Facebook do seu cliente potencial. Muitas pessoas acham os anúncios irritantes, especialmente quando desejam interagir com amigos, fazendo-os ignorar as postagens ou anúncios de sua empresa.

Por outro lado, um site comercial garante que você tenha toda a atenção de um cliente potencial. 

Portanto, embora você possa fazer algum trabalho braçal para levá-los ao seu site, uma vez que eles estejam no seu site, as chances de patrocínio são maiores.

Agora, não estamos dizendo que você não deveria ter uma página no Facebook para sua empresa. 

Mas, em vez disso, a sua página do Facebook e outras mídias sociais devem apoiar o seu site – e não substituí-lo. 

Importância de ter um site

Ter um site aumenta sua credibilidade, aumenta sua visibilidade e melhora a geração de leads qualificados. 

É sua propriedade; portanto, você tem liberdade absoluta sobre como deseja que seja e o que deseja promover. 

É um excelente lugar para destacar comentários positivos e responder a quaisquer dúvidas que clientes em potencial possam ter sobre sua empresa.

1. Um site comercial faz você parecer profissional

Qualquer pessoa pode criar uma página corporativa no Facebook; é grátis e pode ser feita em um instante. 

Essa baixa barreira de entrada tira grande parte da credibilidade de uma página de mídia social empresarial. 

Os clientes não sabem quem está por trás de uma página do Facebook, onde estão e se é tudo uma farsa.

Por outro lado, criar um site comercial não é gratuito e indica que você leva seu negócio relativamente a sério. Portanto, um site comercial faz você parecer mais profissional e confiável.

2. É uma etapa essencial na jornada do seu cliente

Um site eficaz é onde você deseja que seu público de diferentes canais chegue. É no site que você vai inspirar ações dos seus potenciais clientes.

Seu site é como uma loja física: as pessoas passam por ele até entrar para ver o que você oferece. 

Portanto, mesmo que não comprem algo na primeira vez que entrarem, poderão comprar algo nas visitas subsequentes.

Na mesma linha, os clientes encontram sua empresa por meio de diferentes canais, como feeds de mídia social. 

Se o anúncio de feed social for interessante, eles esperarão visitar seu site para saber mais sobre o negócio. Se não houver um site, eles poderão não dar o próximo passo lógico na jornada do cliente.

3. Um site aumenta sua visibilidade

Existem mais de 4,5 mil milhões de utilizadores ativos da Internet em todo o mundo e mais de 90% deles acedem à Internet através de dispositivos móveis.

Sem um site, seu negócio fica praticamente invisível para essas pessoas. Com a COVID-19 a tornar o mercado global ainda mais digital, o seu negócio tornar-se-á invisível para aqueles que importam, a menos que invista num website.

4. É essencial para empresas

Muitos proprietários de empresas não veem necessidade de investir em um site comercial. No entanto, eles estão atualmente perdendo uma incrível fonte de receita.

“As estatísticas a seguir mostram a importância de um site para uma empresa local:

  • 46% das pesquisas no Google incluem intenção local
  • 97% dos usuários usam a pesquisa para encontrar empresas locais
  • 28% dos usuários compraram um item após uma pesquisa local
  • 70% dos usuários visitaram uma loja por causa do que encontraram online

Um site comercial irá ajudá-lo a capturar todo esse potencial e tornar seu negócio ainda mais lucrativo.

5. Oferece prova social

O que seus clientes dizem sobre sua empresa pode determinar se os outros o tratam com condescendência ou não. 

Portanto, embora sites de avaliação sejam bons, seu site é o melhor lugar para as pessoas obterem mais informações sobre sua empresa.

Exibir seus melhores depoimentos em seu site é uma forma eficaz de estabelecer confiança e prova social. 

Além do mais, publicar suas melhores avaliações em seu site garante que sites de avaliações de terceiros não minimizem as coisas boas que as pessoas dizem sobre sua empresa.

6. Um site comercial oferece valor duradouro

Uma das melhores coisas sobre investir em um site comercial é como ele continua a gerar valor para você, mesmo anos depois de criá-lo.

Quando você paga por anúncios nas redes sociais, seus clientes em potencial só verão seus anúncios enquanto você os veicular. 

Se eles não virem, você terá que pagar novamente para veicular a campanha publicitária.

Por outro lado, um site comercial proporcionará ROI ao longo do tempo. Mesmo que não dê retorno no primeiro ano, você tem tempo para ajustar as coisas até obter retorno.

7. Criar um site comercial é mais fácil e barato do que você pensa

Muitos proprietários de empresas se recusam a criar um site porque acreditam que é difícil e caro criar um site eficaz. 

No entanto, isso não é verdade. Nunca houve um momento mais fácil e barato para criar sites de alta qualidade. 

Existem construtores de sites acessíveis e fáceis de usar disponíveis para você. Criar um site e hospedá-lo é bastante simples.

8. Um site comercial permite que você venda online

As vendas do comércio eletrônico estão explodindo e devem atingir mais de US$ 5,4 trilhões em 2022 . Certamente, nenhuma dessas vendas acontece com empresas que não possuem sites.

Mesmo que você não seja uma empresa de comércio eletrônico tradicional, ter uma loja online pode ajudá-lo a atrair novos clientes e a continuar vendendo mesmo quando sua loja física estiver fechada.

9. Você tem controle total sobre o seu site

Como seu site é de sua propriedade, você obtém liberdade absoluta de design – ao contrário das plataformas de mídia social.

Você pode compartilhar comentários de usuários, vídeos, imagens e tudo o mais que desejar.

Além disso, você não precisa seguir as regras constantemente atualizadas das plataformas sociais. 

E se houver um apagão nas redes sociais, como quando o Facebook, Instagram e WhatsApp desapareceram por várias horas, seu site e seu conteúdo permanecerão seguros.

10. Um site comercial é fácil de gerenciar

Gerenciar sites costumava ser assustador. No entanto, com um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) como CMS Hub ou WordPress , agora é mais fácil do que nunca gerenciar um site. Além disso, você não precisa de nenhum conhecimento técnico para manter seu site atualizado.

11. Sites melhoram o atendimento ao cliente

Um site eficaz conterá muitas informações importantes de que seus clientes precisam. Portanto, não há necessidade de ligar para saber localização, horário de funcionamento e outras dúvidas simples. Ao ajudar os clientes, um site melhora a experiência geral do cliente.

Além disso, como as perguntas simples dos clientes não atrapalham a sua força de trabalho, eles podem se concentrar em outros processos vitais que aumentam a produtividade da empresa.

12. Um site ajuda você a superar a concorrência 

Mesmo sendo uma pequena empresa, um site eficaz permite que você concorra com os “grandes” do seu setor. 

Se você jogar bem as cartas e otimizar seu site de maneira adequada , será possível superar sites maiores e obter leads de qualidade organicamente dos mecanismos de pesquisa.

Mas mesmo com os muitos benefícios que um site oferece, ainda é possível que você não precise de um para o seu negócio? Sim, e aqui estão alguns motivos.

5 razões pelas quais sua empresa não precisa de um site

Aqui estão alguns motivos pelos quais sua empresa pode não precisar de um site.

1. Você não quer crescer

Uma das principais razões para ter um site funcional e eficaz é aumentar o número de clientes que você tem e aumentar suas receitas. 

Se você não deseja expandir seus negócios significativamente, provavelmente há poucos motivos para tentar encontrar mais clientes ou aumentar suas receitas.

2. Você tem leads suficientes

Muitas empresas fazem um ótimo trabalho ao conseguir clientes de referência e explorar sua rede existente para novos negócios. Se este for você, talvez um site não seja tão importante. 

Isso pressupõe, é claro, que o seu Rolodex continuará a ser um mecanismo eficaz para você obter todos os novos negócios de que precisa.

3. Você não vai contratar tão cedo

Se você deseja aumentar a equipe, é provável que seus possíveis contratados queiram saber mais sobre você. E eles provavelmente irão acessar o seu site.

Com todas as outras coisas iguais, os potenciais recrutas escolherão uma empresa com um site vibrante em vez de uma com um folheto na web.

As pequenas empresas seriam bem servidas por um website, pois não têm os recursos que podem ajudar a atrair pessoas excepcionais fora da sua rede imediata. Um site pode ajudar com isso.

Mas se você não deseja contratar os melhores talentos, pode ficar sem um site comercial.

4. Você está operando em um monopólio virtual

Se você tem o luxo de administrar um negócio para o qual há pouca (ou nenhuma) concorrência e tem uma oferta que as pessoas devem ter, um site provavelmente não é crucial. Seus clientes precisam do que você tem e não há outro lugar para ir. Parabéns! 

Embora um site novinho em folha possa impressionar seu cônjuge e colegas, você provavelmente não precisa de um para melhorar seu negócio.

5. Você não espera vender a empresa tão cedo

Para cada vez mais tipos de negócios, o site é um ativo importante que influencia as discussões de avaliação. 

Isto é particularmente verdadeiro se você tiver uma empresa iniciante, uma empresa de alta tecnologia ou uma empresa que “escala” bem (ou seja, adicionar novos clientes não aumenta os custos proporcionalmente).

A razão é bastante simples. Se você tem um site eficaz e pode demonstrar que ele consegue ajudá-lo a conseguir novos clientes, você tem um negócio melhor do que alguém que não o tem. 

A Internet é uma excelente forma de muitas empresas terem um baixo custo de aquisição de clientes .

A outra vantagem da Internet como veículo de marketing e vendas é que ela pode ser medida mais facilmente. 

Imagine se você estivesse vendendo seu negócio e mostrando ao adquirente um gráfico de seu tráfego na web (e como ele cresceu ao longo do tempo) e dados precisos sobre como esse tráfego se traduz em receitas – você provavelmente descobrirá que os dois estão altamente correlacionados. Se eu estivesse do lado da compra, sentaria e prestaria atenção.

Benefícios de um site

Quer você seja uma pequena ou grande empresa, um site empresarial oferece muitas vantagens. Aqui estão os benefícios mais significativos de ter um site comercial.

Alcance mais pessoas

Durante a pandemia, tudo teve que se tornar digital. Os eventos se transformaram em webinars e as reuniões se transformaram em chamadas do Zoom. 

Os clientes já não podiam visitar os estabelecimentos que normalmente utilizam, o que significa que os restaurantes tiveram de recorrer a encomendas de comida para viagem online, os retalhistas tiveram de se concentrar nas compras digitais e outras empresas tiveram de encontrar formas de servir os seus clientes à distância. Para que isso acontecesse, essas empresas precisavam de um site.

Embora tenha sido um ajustamento para muitos, a diversificação das suas ofertas e a mudança para o digital durante a pandemia mostraram o poder da Internet para chegar às pessoas mesmo em circunstâncias extremas, algo que continua a existir até hoje. 

Ao utilizar plataformas online, as marcas podem alcançar quase qualquer pessoa, no conforto de sua casa. Não existem barreiras – exceto a má conexão!

Ao ter um site, você tem a oportunidade de atingir clientes em qualquer lugar do mundo, em vez de depender do tráfego de pedestres ou de visitantes locais. 

Esse canal pode permitir que você aumente o reconhecimento e as vendas, oferecendo às pessoas uma plataforma fácil e centralizada para saber mais sobre você e comprar em sua empresa – o que, por sua vez, deve aumentar sua receita. 

O único grande desafio que você enfrenta neste movimentado mundo online é como se destacar e ser encontrado, sobre o qual falaremos nas próximas seções deste blog.

Alinhe-se com a jornada do cliente

Como já mencionamos, as compras online oferecem comodidade ao dar acesso às empresas em qualquer lugar e a qualquer hora. 

É provavelmente por isso que, de acordo com dados do Think With Google em 2018, 63% das ocasiões de compras começam online – e este número pode ser ainda maior desde a pandemia.

Muitos consumidores confiam na Internet para pesquisar suas decisões de compra, bem como para fazer compras físicas. 

Seu site funciona como uma plataforma para educar as pessoas sobre seu negócio, produtos e serviços sempre que precisarem, ajudando a conduzi-las ao longo de sua jornada até que decidam comprar de você. 

Se você tiver um site de comércio eletrônico, poderá permitir que eles façam compras facilmente.

Ter um site também ajudará você a atingir clientes com mais eficiência, conectando-o aos seus esforços de marketing digital. 

Isso pode incluir a utilização de e-mails, publicidade e mídias sociais, todos com links para o seu site, permitindo que você interaja com leads nos canais que eles mais usam. 

Isso os levará ao seu site, onde poderão continuar sua experiência e se converter em clientes, progredindo mais uma vez na jornada do cliente.

Construa a presença da sua marca

Um site deve estar no centro da sua presença digital. Existem várias plataformas online que as marcas devem utilizar para se conectar com os clientes, incluindo redes sociais, e-mail, blogs, pesquisa e publicidade. 

Embora possam ocorrer em outros canais, eles acabaram apontando para o seu site como o centro onde os leads podem descobrir mais sobre sua marca e agir – como concluir uma venda.

Devido à relação entre o seu site e outras plataformas, ter uma é essencial para construir a sua presença digital. 

Já estabelecemos que a maioria das ocasiões de compras começa online, portanto, melhorar a visibilidade do seu negócio (como através das redes sociais ou SEO) irá capacitá-lo a contactar mais clientes e desenvolver relacionamentos essenciais .

Também permitirá que você assuma o controle das conversas on-line sobre sua marca, incluindo responder a perguntas em várias plataformas e encaminhar pessoas ao seu site para levar sua experiência adiante.

Melhore a credibilidade

Com a crescente dependência da web ao pesquisar decisões de compra, muitos consumidores pesquisaram primeiro uma marca para determinar se vale a pena comprar. Se você não tem um site ou oferece uma experiência ruim no seu, isso pode impedir as pessoas de irem mais longe ou até mesmo fazê-las temer que você não seja uma empresa legítima.

Ter um site profissional é fundamental para amenizar essas preocupações e deixar uma impressão positiva. 

Isso permitirá que você construa sua credibilidade, ao mesmo tempo que envolve as pessoas de maneira eficaz e lhes dá confiança suficiente em você para fazer uma compra.

Exemplo de pesquisa no Google por ‘a Beauty Bay é uma empresa legítima’

Isso também está relacionado à sua estratégia de avaliações. 

Quando as pessoas pesquisam sua empresa, elas querem descobrir o que outras pessoas têm a dizer: segundo relatos, 85% das pessoas leem comentários online antes de fazer uma compra.

Embora as avaliações normalmente ocorram em plataformas de terceiros, como TrustPilot e Google, é possível vinculá-las ao seu site. Ao fazer isso, você pode compartilhar experiências positivas de outras pessoas com clientes potenciais. Isso aumentará as chances de conversão e, ao mesmo tempo, permitirá que você melhore sua reputação como marca confiável.

Acesse o poder da pesquisa

Os mecanismos de pesquisa são os principais impulsionadores do tráfego e do comércio eletrônico. 53,3% de todo o tráfego do site vem de pesquisa orgânica e 49% dos usuários afirmam usar o Google para descobrir um novo produto .

Para colher os frutos da pesquisa, você precisa ter um site otimizado para mecanismos de pesquisa . Vários fatores compõem o SEO em um site, incluindo a criação de uma experiência inclusiva para o cliente, uma estrutura de navegação simples e a segmentação de palavras-chave relevantes para o seu negócio.

Ao criar um site que atenda às caixas de SEO certas, você pode direcionar o tráfego para seu site de pessoas que procuram o que você tem a oferecer. Isso melhora o reconhecimento do seu negócio e gerar leads que podem ser transformados em clientes pagantes.

Isto não se aplica apenas às marcas digitais, também têm impacto nas empresas locais, com 97% das pessoas a pesquisa online para encontrar empresas próximas. 28% das buscas locais culminam em uma compra , mostrando o potencial da busca para aumentar as vendas, mesmo para pequenas empresas.

Se sua empresa deseja desbloquear tráfego e lucrar com os efeitos positivos nas receitas e nas vendas, seu site serve como sua ferramenta mais essencial. Sem isso e sem otimização de pesquisa, o seu potencial de receitas e a sua posição no mercado sofrerão de várias maneiras.

Interaja com seu cliente sempre que ele precisar

A maioria das empresas ou varejistas têm horários de trabalho rígidos. Por exemplo, uma loja típica na rua principal pode estar aberta das 9h00 às 17h00, enquanto a maioria dos escritórios corporativos fecha nos fins de semana. 

Se um cliente quisesse comprar algo, ele precisaria estar presente nesses horários e no local apropriado.

Porém, com compras online habilitadas para web e com ferramentas de automação, você ganha com a continuidade do negócio e, como resultado, seu cliente fica livre para comprar e interagir com você sempre que lhe for conveniente. 

No caso do comércio eletrônico, isso pode permitir que compram fora do horário normal de funcionamento. 

Isso inclui feriados, quando você pode não estar aberto, mas os clientes ainda querem comprar e é por isso que muitas empresas optam por iniciar as vendas do Boxing Day no dia de Natal!

Mesmo que você não ofereça comércio eletrônico, ter um site e uma forte presença online ainda oferece aos clientes em potencial a oportunidade de pesquisar suas decisões de compra e interagir com sua empresa sem que você precise estar presente fisicamente.

Remover as limitações de tempo e oferecer um site informativo e útil permite uma experiência flexível que o cliente pode adaptar para se adequar a ele. 

Isso reduz quaisquer barreiras, simplificando a compra ou a interação com o seu negócio. 

Também permitirá que você forneça um serviço e impulsione as vendas sem ter que abrir fisicamente as portas, o que pode minimizar o esforço e o custo em suas operações sem impedir a jornada do cliente.

Sua vitrine

Seu site é o equivalente online da sua vitrine. Praticamente todas as empresas têm um, mas certificar-se de que seja uma representação convidativa do seu negócio e equipado com as informações corretas é igualmente essencial se você deseja ter sucesso.

Use seu site como um local para destacar por que seu negócio é importante e por que alguém deveria querer se envolver – seja como cliente, funcionário, parceiro ou apoiador. 

Isso significa compartilhar a história da sua marca , descrevendo seus valores e apresentando seus produtos e serviços.

Conclusão

A decisão de criar ou não um site para sua empresa é, em última análise, sua. No entanto, se parte de seus objetivos de negócios é melhorar a geração de leads, visibilidade, prova social e autoridade, a criação de um site é um excelente ponto de partida.

Sabemos que o mundo está cada vez mais online. Há anos praticamente desde o advento da Internet na década de 1990 as empresas têm utilizado os seus websites para garantir vendas e aumentar a sua visibilidade no mercado mais vasto de sempre. 

E se você está em busca de uma parceria confiável, a Atlantic é a escolha certa para desenvolver um site que atenda às suas necessidades e supere suas expectativas. Clique aqui e entre em contato com a Atlantic hoje mesmo e comece a colher os benefícios de ter um site profissional para a sua empresa.

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