10 Benefícios de Ter Sua Loja Virtual Própria

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Paulo Atlantic Digital
Loja Virtual

Se você está considerando ou já tomou a decisão de criar uma loja virtual, podemos te dizer que você está no caminho certo. Segundo a 44ª edição da Webshoppers, no primeiro semestre de 2022, existiam 49,8 milhões de compradores on-line no Brasil — avanço de 18% em relação ao mesmo período de 2021.  Por isso, seja no e-commerce ou marketplace, seu negócio tem grandes chances de dar certo!

Se você está fazendo uma transição para o virtual ou até mesmo começando um negócio online, saiba que não é necessário fazer investimentos absurdos para abrir uma loja virtual.

O essencial, na verdade, é manter seu foco nas ações. Afinal, se perder nesse processo é bem fácil, considerando que ele conta com diversas etapas que exigem sua atenção.

Por isso, vamos te mostrar as principais diferenças entre e-commerce e marketplace, além de te explicar tudo sobre essas duas modalidades.

O que é uma Loja Virtual?

Loja virtual, também conhecido como comércio eletrônico, é a compra e venda de bens e serviços pela internet. 

Uma loja virtual (e-commerce) é uma ferramenta que te permite fazer negociações de compra e venda de produtos pela internet, de forma online.

Como você vai perceber no nosso artigo, atuar nesse segmento é bastante vantajoso e muito mais barato do que montar um comércio físico. 

Além disso, seus produtos ficam disponíveis para compra 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nesse modelo de negócio, os clientes podem acessar uma loja online para navegar e fazer pedidos de produtos ou serviços por meio de seus próprios dispositivos.

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À medida que o pedido é feito, o navegador do consumidor se comunica com o servidor que hospeda a sua página de vendas.

Em seguida, os dados relativos ao pedido são transmitidos a um computador central, conhecido como gerenciador de pedidos, encaminhado para um banco de dados, que gerencia os níveis de estoque e por último para um sistema que valida as informações do pagamento online.

Depois de toda essa verificação, o cliente recebe uma mensagem de que seu pedido foi processado com sucesso e em breve será enviado.

O que é marketplace?

Um marketplace é qualquer site, aplicativo ou domínio de comércio eletrônico em que compradores e vendedores trocam mercadorias pela internet.

Nesse modelo, como a plataforma, ou seja, o marketplace, pertence à outra empresa, você normalmente paga uma taxa de comissão sobre as vendas.

💡 Saiba mais: Landing Page na era do Marketing Digital: tendências e inovações!

Qual a diferença entre Loja virtual e marketplace?

Loja virtual e marketplace são maneiras de vender online, mudando apenas o tipo da plataforma. 

Enquanto o marketplace é um espaço de vendas fornecido por uma empresa, no e-commerce, você conquista sua própria loja virtual. No entanto, eles também podem ser usados juntos para somar forças.

Agora, veja as duas principais diferenças entre os modelos de venda:

1.  Controle sobre o negócio

O controle que você vai ter sobre o seu negócio quando você opta por seguir o caminho do loja virtual é maior quando comparado ao marketplace.

Isso porque no marketplace, além de estar sujeito às comissões sobre as vendas, você fica refém do algoritmo daquela plataforma, que pode te exibir muito ou não.

Com um e-commerce, você consegue trabalhar melhor o branding da sua marca, construir estratégias de marketing, fazer a captura e nutrição de leads, entre outros.

2. Investimento inicial

No ponto do investimento inicial, uma plataforma de marketplace realmente exige um investimento bem menor para começar a operar.

Por outro lado, caso você escolha seguir o caminho de criar uma loja virtual, seu investimento inicial pode ser maior. 

Isso porque criar um site, integrar formas de pagamento benéficas e confiáveis e fazer o design, tem um custo considerável.

Como alternativa, às plataformas de loja virtual oferecem mensalidades acessíveis, além de partes técnicas e operacionais prontas para você e integração com outras ferramentas de gerenciamento e de marketing.

Na Atlantic, basta entrar em contato e esse será seu primeiro passo para sua empresa começar a vender pela internet.

3. Exposição dos produtos

Este é mais um ponto onde, inicialmente, o marketplace é mais vantajoso, uma vez que a plataforma já tem sua própria credibilidade, autoridade digital e tráfego.

Por outro lado, um e-commerce demora a ganhar uma exposição considerável, uma vez que estratégias de SEO precisam ser trabalhadas recorrentemente, apresentando resultados significativos apenas no longo prazo.

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4. Exposição da marca

Em um marketplace, se o nome da sua marca for exibido na venda de um produto, você terá muita sorte. Isso porque os marketplaces são empresas por si mesmos e também estão preocupadas em trabalhar em suas próprias estratégias de branding dentre de seus domínios.

Por outro lado, em uma loja virtual, você terá total exposição da sua marca, personalizando a paleta de cores do seu site para deixar sintonizada com o seu logotipo, trabalhar estratégias de branding, compartilhar seus valores e propósitos e muito mais.

5. Lucro

Bem, não precisamos dizer novamente que os marketplaces cobram comissões sobre as vendas, certo? 

Por isso, é muito provável que sua porcentagem de lucro nessas plataformas seja menor. Ah, e vale mencionar que as comissões cobradas podem subir a qualquer momento, prejudicando suas vendas.

Por outro lado, apesar de dar retornos significativos apenas no longo prazo, uma loja integrada é totalmente gerenciada por você, além dos custos de manter a estratégia também serem do seu total controle.

Assim, você tem um domínio maior sobre a receita, lucro e estratégias de produto e precificação.

6. Escalabilidade do negócio

Somando todos os pontos que já citamos por aqui, fica bem claro que a escalabilidade do negócio é muito quando você opta por ter sua própria loja virtual. 

Com ele, o céu é o limite! Todos os usuários da internet podem te encontrar por meio dos mecanismos de busca caso você use boas estratégias de SEO.

Por outro lado, em um marketplace, os limites são a credibilidade que essa plataforma já tem, além das limitações que o algoritmo dela impõe para lojas externas como você.

📹 Veja também: Entenda a importância da identidade de marca para o sucesso da sua empresa

Baixo custo inicial para criar sua loja virtual

Muitas vezes as pessoas desistem de criar uma loja virtual pensando que precisará de um grande investimento inicial.

Porém, ao contrário, essa é uma grande vantagem da loja virtual se compararmos com uma loja física.

Para criar uma loja virtual você não precisará gastar com aluguel de um espaço, decoração, contas de água e luz, entre outros custos que um espaço físico tem. Portanto, o custo não será um impeditivo para você empreender na internet.

Baixo custo fixo para manter sua loja virtual

Além do valor baixo para investimento inicial, você também não precisa se preocupar com custos fixos mensais altos ao criar uma loja virtual. 

Uma loja virtual não aumentará seus gastos com aluguel, IPTU, água, luz e outras despesas.

Pense sempre que quanto menor o seu custo fixo, maior o potencial de crescimento do seu negócio.

Você não tem fronteiras ao criar uma loja virtual

Quando pensamos em uma loja física, é preciso escolher bem o local, pois isso fará uma grande diferença nas vendas.

Porém, isso não acontece ao criar uma loja virtual. Você poderá vender no Brasil todo, ou seja, a limitação geográfica nunca será um problema, aumentando demais suas chances de venda.

Flexibilidade no horário de funcionamento

Pense sempre que ao criar uma loja virtual, você pode vender até mesmo enquanto estiver dormindo.

Se um cliente quiser comprar seu produto às 4h da manhã, sua loja estará aberta para receber o pedido. Essa é sem dúvida uma vantagem enorme que você tem ao criar uma loja virtual.

Expansão das vendas online

Já falamos aqui de como o mercado de vendas pela internet está em pleno crescimento. O consumidor mudou muito o comportamento se compararmos com o que acontecia antigamente. Criar uma loja online vai ajudar seu negócio a aproveitar essa onda.

Aumento expressivo da quantidade de consumidores

Como era algo novo, alguns anos atrás as pessoas desconfiavam das vendas online. Hoje em dia isso mudou completamente.

Com o avanço da tecnologia e novas formas de proteger os dados dos consumidores, a quantidade de pessoas que compram pela internet aumentou muito. Isso reflete diretamente nas oportunidades de venda.

Maior comodidade para o seu cliente ao criar uma loja virtual

Não há nada mais prático, cômodo, ágil e dinâmico do que receber seus produtos no conforto do seu lar. 

Com apenas alguns cliques, o seu cliente recebe sua compra de forma segura e rápida, sem precisar se preocupar em arrumar um tempo para sair de casa, estacionamento, etc.

Além disso, o consumidor consegue verificar todas as especificações do produto com muita facilidade, além de comparar preços.

Maior facilidade para atrair clientes para sua loja virtual

Ao criar uma loja virtual, você pode fazer anúncios com custos acessíveis em locais como Facebook, Google, Instagram, etc), para um público selecionado, que realmente pode estar interessado no seu produto.

Essa é uma grande vantagem da loja virtual, pois ao se interessar pelo seu produto, em poucos cliques a venda acontece.

Horário de trabalho mais flexível

Diferentemente de uma loja física onde você tem que manter a porta aberta e funcionários trabalhando por uma quantidade de horas por dia, ao criar uma loja virtual você não precisa seguir o horário comercial.

Desde que você tenha um acesso à internet, será possível trabalhar de onde estiver, nos horários que você tem disponível durante o seu dia.

Obviamente que a agilidade no atendimento é importantíssima para melhorar a experiência do cliente, mas conseguir fazer isso em qualquer local é um benefício enorme para os empreendedores.

Trabalhar em um ambiente seguro

Quando as vendas acontecem através apenas das redes sociais, você não é o “dono” do seu local, e está trabalhando em uma plataforma onde as regras podem mudar a todo momento.

Pode ser que em uma destas mudanças, ter seus produtos nas redes não seja mais algo atraente para o seu negócio. Entretanto, ao criar uma loja online, o espaço é seu.

Neste ambiente seguro estarão todos os seus produtos e você conseguirá vender sempre da mesma forma para seus clientes.

Além da segurança, isso pode ajudar no fortalecimento da sua marca, já que a plataforma de ecommerce, que é uma das principais peças ao criar uma loja virtual, é responsável pelo gerenciamento e de todo o seu funcionamento interno.

Desta forma, não podemos deixar de destacar a importância de escolher uma plataforma confiável e segura, que irá ajudar no fortalecimento e crescimento do seu negócio.

Loja virtual ou marketplace: qual escolher?

Aqui, infelizmente, não existe resposta certa nem fórmula mágica: tudo vai depender dos seus objetivos. 

No entanto, é necessário ressaltar que usar um marketplace não exclui a possibilidade de você ter uma loja virtual própria.

Aliás, os dois métodos podem ser combinados para somar forças. Muitos empreendedores aplicam essa estratégia e relatam sucesso.

Para quem está começando, é especialmente mais interessante pensar em um método combinado. 

Isso porque, no início, sua loja virtual ainda não vai ter uma autoridade digital sólida, algo que só se constrói de forma gradativa e usando as estratégias certas.

A Atlantic, por exemplo, faz as integrações com os principais marketplaces do mercado, como a Shopee, o Mercado Livre e a Amazon.

Tudo certo sobre as diferenças entre loja virtual e marketplace?

Bem, agora que você já conhece bem a diferença entre loja virtual ou marketplace, os benefícios e o que ter em mente escolhendo sua estratégia, pode selecionar o canal que faz mais sentido para sua estratégia.

Se você optou por vender por uma plataforma de e-commerce, crie sua loja virtual  com a Atlantic  e descubra como a nossa solução pode ajudar o seu negócio a decolar. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 

Conclusão:

Ao escolher a Atlantic Digital para criar sua loja virtual, você não apenas adquire uma plataforma de comércio eletrônico, mas investe em uma estratégia de negócios completa. 

Os benefícios de possuir sua própria loja virtual são inquestionáveis, proporcionando uma vantagem competitiva duradoura e impulsionando seu negócio a novos patamares. 

Clique aqui, invista na presença online do seu negócio e colha os frutos do sucesso com a Atlantic Digital.

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