Marketing Digital para e-commerce: como gerar resultados na sua loja virtual

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Para que o e-commerce se destaque e saia na frente da concorrência, é fundamental desenvolver uma estratégia de Marketing Digital.

Segundo a pesquisa da Opinion Box, o hábito de fazer compras online continua em grande crescimento. 86% dos entrevistados afirmaram que têm esse hábito. Além disso, desses, 37% fazem compras online mensalmente e 23% compram semanalmente.

Assim como em um negócio físico, no online, você também precisa estar presente, ter um bom atendimento, se relacionar com seu público e, principalmente, planejar estratégias para vender e divulgar sua marca. 

Com ações bem planejadas, é possível diferenciar a sua marca e atingir os clientes ideais para o seu negócio, aumentando sua presença online e, consequentemente, suas vendas. 

O marketing digital para e-commerce se tornou uma ferramenta extremamente eficiente. Neste artigo, vamos te explicar o que é, qual a sua importância e como utilizar o marketing digital para gerar resultados na sua loja virtual.

O que é Marketing Digital? 

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O Marketing Digital é um termo utilizado para representar um conjunto de estratégias que são utilizadas para promover produtos e empresas no ambiente online.

As pessoas utilizam a internet para adquirir produtos, contratar serviços e fazer pesquisas, certo? Por isso, foi preciso criar ferramentas que pudessem captar e processar tendências e comportamentos no mundo digital e, assim, aperfeiçoar os negócios.

Entre os canais mais utilizados, estão as redes sociais, buscas no Google, e-mails e sites que conectam as empresas com o público que já têm e os potenciais clientes, também conhecidos como leads.

Conforme o relatório State of Mobile 2022, publicado pela App Annie, os brasileiros são os usuários que mais passam tempo no celular. Com 5,4 horas por dia, a média lidera o ranking global.

Grande parte desse tempo é em redes sociais, sendo que o TikTok, Instagram, Facebook, WhatsApp e Telegram foram os apps mais baixados do ano.

No Marketing Digital, podem ser utilizadas diferentes ações e canais digitais, cada um com sua estratégia e objetivo. 

Contudo, o intuito principal é solucionar as dores, necessidades e desejos do público-alvo do seu negócio.

Para isso é feita uma comunicação direta e personalizada com as pessoas certas, na hora certa, com a finalidade de fortalecer relacionamentos, consolidar marcas e gerar novas oportunidades de vendas.

Com isso, agências de Marketing Digital como a Atlantic contribui diretamente para o crescimento das suas vendas e do seu e-commerce como um todo. Além disso, é um investimento acessível para pequenos e médios negócios também. 

Por que investir em Marketing Digital para e-commerce?

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O mercado digital é extremamente competitivo, para destacar o seu e-commerce é fundamental investir em marketing digital. 

Pois, as estratégias são desenvolvidas para atrair e reter as pessoas que podem se interessar por seus produtos ou serviços.

Afinal de contas, não adianta apenas criar um site e uma página nas redes sociais e não saber como utilizá-los a seu favor. 

A função do marketing digital para o e-commerce vai além da divulgação, também é importante para trazer segurança e confiança sobre sua marca para os consumidores.

Por exemplo, destacar-se nos mecanismos de buscas pode aumentar a quantidade de acessos à sua loja virtual e, consequentemente, o número de vendas. 

São muitas as vantagens de investir no marketing digital para e-commerce, como:

  • Aumento da visibilidade;
  • Aumento do índice de vendas;
  • Gerar credibilidade;
  • Reduzir o CAC (Custo de Aquisição de Clientes);
  • Relacionamento com o público-alvo;
  • Fidelização do cliente;
  • Ótimo custo-benefício.

Leia também: Landing Page na era do Marketing Digital: tendências e inovações!

Como fazer marketing digital para e-commerce?

Em meio a tantas opções disponíveis na internet é preciso fazer com que seu e-commerce se destaque. Por isso, as estratégias de marketing digital serão suas aliadas nessa tarefa. 

Existem cada vez mais recursos para promover sua empresa no ambiente online, mas é importante definir ações que condizem com os seus propósitos e, consequentemente, com as necessidades do seu público-alvo.

Conheça as principais estratégias de Marketing Digital e como utilizá-las no seu negócio:

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma tendência em constante crescimento e que traz inúmeros benefícios para os e-commerces, sendo uma das principais estratégias de Marketing Digital.

O objetivo é criar e divulgar conteúdos relevantes e de valor para atrair, engajar e fidelizar o seu público-alvo. Assim, sua marca ganha autoridade e consegue gerar novos negócios.

O conteúdo pode ser criado em diferentes formatos, como posts nas redes sociais e artigos para blogs. 

O mais importante é que sejam voltados para atender as dores e interesses das suas personas no estágio do funil de vendas em que elas se encontram.

Por exemplo, se seu e-commerce é de roupas, você pode atrair potenciais clientes que estão no topo do funil com dicas e tendências de looks, posicionando seu negócio como uma referência no universo da moda, além de ajudar seu público com informações valiosas.

Esses conteúdos podem ser disponibilizados em um blog, que comprova como sua empresa entende bastante do assunto e é uma ótima ferramenta para atração de visitantes

Pode ser mais simples apresentando algumas dicas ou mais técnico com descrição de produtos. 

É fundamental fazer a descrição dos produtos no seu site, mas sempre aplicando estratégias de SEO para que o Google possa rankear seu e-commerce da melhor maneira possível na busca orgânica. 

Inbound Marketing

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O objetivo do Inbound Marketing é atrair, converter, vender e encantar as personas de um negócio. A estratégia é criada por meio do Marketing de Conteúdo, que já explicamos acima.

Portanto, é uma ótima opção se você deseja que sua marca seja encontrada por seus futuros clientes. Afinal, ao contrário do outbound marketing (processo de prospecção ativa), o inbound atrai potenciais clientes por meio da identificação e geração de demanda.

Ao invés de interromper o cliente com publicidades, a proposta do inbound é apresentar a sua marca de forma orgânica para quem está em busca de informação. 

Para isso é utilizado o funil de vendas, ou seja, os potenciais clientes precisam ser nutridos recebendo conteúdos e interagindo com a marca de maneira crescente, terminando apenas quando a venda é realizada. 

Os conteúdos são direcionados para as suas personas e as etapas em que elas se encontram no funil de vendas (topo, meio e fundo). O funil representa o caminho trilhado por um consumidor até realizar a compra.

SEO

SEO (Search Engine Optimization, que em português significa otimização para mecanismos de busca, é um conjunto de práticas para melhorar seu posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca. 

Ou seja, o objetivo é otimizar seu site para alcançar os primeiros resultados em ferramentas como o Google. 

De acordo com a pesquisa feita pela Hubspot, 61% dos profissionais de marketing dizem que melhorar o SEO e aumentar o tráfego orgânico é a prioridade do inbound marketing.

É muito importante que o seu e-commerce tenha uma boa visibilidade e seja facilmente encontrado pelos consumidores. Assim, você conquista mais oportunidades de venda para o seu negócio.

Vale ressaltar que o SEO é uma estratégia de médio à longo prazo, o tempo para alcançar bons resultados é de no mínimo 3 meses. 

Porém, são resultados que valem a pena, pois você aumenta as visitas sem ter nenhum custo e ainda tem visitantes mais dispostos a efetuar a compra.

Algumas práticas de SEO que você pode utilizar no seu e-commerce são:

  • Definir palavras-chave estratégicas;
  • Inserir as palavras-chave nas suas páginas; 
  • Criar URLs curtas, diretas e amigáveis; 
  • Ter páginas rápidas e responsivas;
  • Estruturar bem a arquitetura do seu site;
  • Produzir conteúdos de qualidade para o blog.

Impulsione os resultados da sua loja virtual

Esperamos que você tenha entendido a importância do Marketing Digital para o seu e-commerce. 

Para conseguir implementar as estratégias e gerar resultados é preciso contar com profissionais qualificados e experientes.


Com paciência e dedicação, você vai conseguir ampliar sua visibilidade online e vender mais

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