Tudo sobre como levar sua indústria para um evento ou feira

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Giovani Soave
Analista de Sistemas e Especialista em Marketing Digital pela USP/ESALQ
Tudo sobre como levar sua indústria para um evento
Tudo sobre como levar sua indústria para um evento
Tudo sobre como levar sua indústria para um evento

Neste artigo iremos abordar para você diversos tópicos a respeito de tudo sobre como levar a sua indústria para um evento ou feira, confira também o calendário da indústria desenvolvido pela agência de marketing Alvo Virtual, será de grande proveito para a sua empresa. Abaixo estão os tópicos tratados em nosso artigo:

 – Introdução

– Fase de análise

– Qual é o seu público alvo?

– Identificando melhor e atingindo o seu público alvo

Cooperações são fundamentais

– Amplie sua rede de contatos

Crie uma Checklist

– Pontos fundamentais

– Por dentro das novidades

– Atenção em seus competidores

– Entrando em contato com a organização do evento

– Custo de participação

– Por dentro das novidades

– Atenção em seus competidores

– Quais dos meus produtos devo apresentar?

– Linguagem que gere bom engajamento para sua exposição

– Feiras virtuais

– Mas como participar de uma feira virtual?

Agora é sua vez

Introdução

Exposições em eventos e feiras são uma excelente oportunidade para uma indústria se apresentar e dessa forma atrair novos clientes, espalhar sua mensagem, alcançar um grande público e firmar lucrativas parcerias, constituindo uma chance de ouro de alcançar os meios e assim expandir seus empreendimentos. Dito isso, você está preparado para expor sua indústria em eventos como esse?

Fase de análise

Primeiramente é necessário analisar se o evento se enquadra de forma direta ou indiretamente em sua meta de público alvo, ou seja, avaliar se alocar recursos em uma exposição específica irá atingir clientes ou parcerias de seu setor ou ramo de negócio, como por exemplo uma indústria de fertilizantes garantir um estande em uma feira do setor agrícola de produtores de cana de açúcar.

Qual é o seu público alvo?

O seu público-alvo é formado pelo conjunto de pessoas que mais compram seus produtos ou serviços e também pelos grupos que mais se encaixam no perfil de potenciais consumidores, ou seja, pessoas que tem motivos para se interessar pelo que sua indústria oferece.

Identificando melhor e atingindo o seu público alvo

Para tornar sua apresentação maximamente eficiente, é bom listar uma série de perguntas a respeito de seus clientes mais fiéis:

– Quais são os seus gostos?

– O que eles buscam?

– Quais são os seus interesses?

– Com o que trabalham?

– Quais suas faixas etárias?

– Qual seu gênero?

– Quais são seus maiores desafios na vida cotidiana e profissional?

Perguntas sobre a sua apresentação:

– Quais são as mensagens principais que você deseja transmitir ao cliente ou parceiro?

– Quais são os importantes resultados que você pretende atingir?

– Como será transmitida? Qual o canal a ser empregado, a forma de comunicação escolhida, como por exemplo: vídeos, falas ao vivo, slides, anúncios, posts em mídias sociais etc.

Com essas informações organizadas, você atingirá um planejamento de comunicação. No entanto, é essencial destacar que esse planejamento não é algo estático, podendo ser alterado continuamente conforme seus objetivos mudam. Ele é um instrumento para você organizar os seus esforços e objetivos, aprimorando e facilitando maximamente o seu trabalho e resultados.

Cooperações são fundamentais

Nem todas as indústrias notam esse fato, mas participar de uma feira de exposição pode criar oportunidades não somente para a gerar novos negócios, mas também para ampliar a sua cadeia de fornecedores.

Por essa razão, vá pensando não apenas em efetuar vendas, mas também para fomentar novas conexões que possam expandir o escopo do seu negócio, pois contatos são a chave para o acesso a oportunidades.

É comum que as empresas levem apenas representantes de seus times de marketing e vendas, contudo, garantir a presença de profissionais responsáveis pelo fomento de parcerias e, até mesmo, aquisições, é sem dúvidas uma estratégia que gera muito retorno.

Amplie sua rede de contatos

A busca ativa por novos contatos gera muitos benefícios para a sua indústria, por exemplo, permite um intercâmbio de experiências e a divulgação dos seus talentos para outros profissionais, sendo assim, sua empresa adquire parceiros que podem alavancar o crescimento do negócio.

Crie uma Checklist

Uma excelente maneira de tornar mais simples e preciso o processo é através da elaboração de uma checklist, que consiste em uma listagem de etapas a serem tomadas e também a forma que serão realizadas, seu conteúdo abrange todos os requisitos para você atingir suas metas de aproveitar ao máximo os benefícios da participação nos eventos.

Pontos fundamentais

– Junte as informações relevantes: Pense sobre o público que você deseja alcançar e a finalidade do evento, foque seus esforços na interação com o público e em apresentar bem as propostas, qualidade ou benefícios de sua empresa.

– Pense na melhor apresentação: “A primeira impressão é a que fica”, por isso busque fazer uma ótima apresentação da sua indústria ao público e da qualidade dos seus serviços.

– Saiba se conectar com as necessidades do cliente:

Busque saber quais são as dificuldades e as necessidades dos seus clientes, assim nascem grandes oportunidades de crescimento da sua indústria.

– Foco na identidade visual e na mensagem:  

É de absoluta importância trabalhar bem o seu estande, escolha bem as cores que estarão presentes, a decoração empregada e o design visual para que seja atrativo, de acordo com as cores de sua indústria e também auxilie na mensagem que você quer passar, principalmente se for empregar banners com frases escritas.

– Interação faz toda a diferença

Lembre-se que se conectar com o cliente ou parceiro é a chave para que seja criado um vínculo, portanto adote uma linguagem clara e interaja com o visitante, por exemplo, um bom jeito de interagir é através de perguntas e falas direcionadas a ele.

– Mostre que a sua empresa é a melhor no que faz

Enfatize com empolgação as qualidades e diferenciais de sua indústria, fale com confiança sobre suas conquistas e capacidades, tenha um discurso otimista a respeito das perspectivas de futuro de sua indústria, sempre tomando alguma cautela para não soar arrogante.

Entrando em contato com a organização do evento

Após dar os passos anteriores, o caminho está livre para entrar em contato com os organizadores do evento e solicitar seu lugar nele, os meios preferenciais são via site, e-mail, telefone ou conversar diretamente com um responsável.

Uma dica é que todos esses meios de contato e informações gerais costumam estar disponíveis para serem acessados no site do evento (se houver um), e aí está a importância de se ter um site, são uma excelente ferramenta para sua empresa ou indústria se conectarem com o público e maximizarem seus rendimentos. A empresa certa para construir o seu site é a Alvo Virtual, empresa essa que tem mais de uma década de experiência no mercado e atende diversas indústrias nacionais, multinacionais e internacionais dos mais variados setores.

Custo de participação

Um importante fator a ser avaliado é o custo para apresentar a sua indústria em um determinado evento, podemos resumir em algumas perguntas específicas.

1 – Quanto cobram pela apresentação?

2 – Qual será o custo de montar um estande ou fazer a apresentação no evento?

3 – Os resultados compensam os custos?

Assim que essas perguntas estiverem respondidas, estará livre o caminho para a sua participação.

Preparação

1. Horários e data: Verifique com antecedência as datas e horários previstos no cronograma, quando o dia estiver próximo é bom olhar se não houve uma remarcação de dia ou horário do evento ou feira, siga os momentos de montagem do espaço e mobiliário para estar tudo já terminado no momento em que o evento ou feira começar. Atenção também ao tempo de recolhimento de seu material;

2. O espaço: planeje com antecedência a disposição dos móveis e dos produtos em seu estande, haver a circulação adequada dos seus clientes é de muita importância, não torne difícil a chegada do cliente no local onde estão seus produtos. Pense também na disposição deles no espaço, uma boa visibilidade é muito importante para atrair o cliente até o seu estande;

3- Eletricidade: Se informe de forma antecipada sobre qual a voltagem do local e onde haverá pontos de luz, é vital saber o que vai estar disponível para o seu estande e o que você terá que providenciar antes do evento, ser pego de surpresa e precisar de uma voltagem elétrica maior ou menor do que a disponível no local seria muito desagradável.

4. Boa comunicação: cuide bem de sua postura e da forma com a qual se comunica com seus visitantes. Busque a todo momento se apresentar e apresentar a sua empresa, pois mesmo que você não chegue a realizar a venda, ainda poderá conseguir diversos leads para a sua indústria;

5. Higiene: se tratando de regra do evento ou não, sempre considere quão impactante será a higiene no espaço que você irá utilizar. Para todo o lixo que for produzido durante sua apresentação, leve recipientes.

7. Meios de pagamento: estabeleça antes da data do evento quais os meios de pagamento que você aceitará. Assim você evitará perder clientes por inviabilidades técnicas. Certifique-se de também ter o necessário para aceitar os meios de pagamento que você definiu, ou seja, verifique se você tem uma máquina de cartões, avalie as bandeiras aceitas e já saiba manusear corretamente antes do evento, tenha um QR code para agilizar o pagamento via pix. Se você irá dinheiro físico, lembre-se de sempre ter troco suficiente para os seus clientes;

8. Regulamento: fique por dentro das regras do evento, todas as normas, proibições e boas práticas. Cumpra bem essas regras, se por acaso algo inconveniente ou anormal ocorrer, busque a organização;

Por dentro das novidades

Para o sucesso de uma empresa é essencial estar sempre atento e na busca contínua de novas e inovadoras formas de aumentar seu alcance, dito isso, estar antenado com as novidades de seu ramo ampliará sua bagagem de assuntos, sua visão e sua estratégia no geral. Isso se refletirá nos diálogos com as pessoas que visitarem o seu estande, pois os visitantes sentirão que sua indústria conta com pessoal de alta expertise, atraindo principalmente parcerias de empresas de ramos vinculados e pavimentando o caminho para que você posicione sua indústria como referência em seu segmento.

Atenção em seus competidores

É fundamental aproveitar a ocasião para ficar por dentro do que seus concorrentes estão apresentando, essa oportunidade de observar as ações de seus principais competidores é a chave para cobrir uma vantagem que falte a eles, por exemplo, se seus competidores não tiverem desenvolvido um bom marketing de conteúdo, você mesmo pode investir no marketing de conteúdo de sua indústria e assim sair na frente dos rivais.

Quais dos meus produtos devo apresentar?

Após definir bem as características de seu público-alvo, fica muito mais simples descobrir quais produtos precisam ser priorizados na sua exposição, ou seja, os produtos que terão maior destaque nos canais de comunicação escolhidos para a exposição.

Para saber quais serão esses produtos, é necessário efetuar ao menos alguns levantamentos: primeiramente é preciso avaliar bem o perfil de consumo de seus clientes principais (público-alvo) e compreender quais produtos permeiam a mente dessas pessoas, após isso, analisar suas vendas e entender quais trazem mais rentabilidade para a sua indústria, quais as mais vendidas, quais são as mais interessantes para os clientes, quais demonstram melhor a qualidade e sofisticação de sua indústria e quais tem maior potencial de serem desejados pelos grupos que você pretende atingir.

Após isso você poderá com sucesso fazer as melhores escolhas, ou seja, as que trarão mais retorno de acordo com seus objetivos em vendas e visibilidade.

Métricas: Uma maneira de avaliar os resultados das suas vendas e compreender mais profundamente os seus produtos é empregar métricas, elas constantemente auxiliam a planejar o seu futuro (próximos passos) e entender o seu negócio. As métricas mais empregadas são:

a) lucratividade: o lucro é o resultado de maior relevância a ser analisado;

b) ticket médio: esse é a média do valor gasto pelo seu cliente em cada compra;

c) retorno de investimentos: Todas as vezes que fizer um investimento em sua indústria, avalie o tempo de retorno dos recursos investidos;

d) fidelização: avalie quais produtos fazem seus clientes retornarem a sua indústria para comprar novamente, quais estratégias mantêm esses clientes e quais ações fazem com que outros não voltem a te contatar.

Linguagem que gere bom engajamento para sua exposição

Evite linguagem formal excessiva, opte por uma comunicação de aspecto mais pessoal, as pessoas não querem conversar com marcas, elas querem se conectar com outras pessoas.

Também tenha cautela para não atingir uma comunicação informal demais, isso poderia soar pouco profissional.

Equilíbrio é a chave da boa comunicação.

O que fazer após o evento?

– Entre em contato com as pessoas e empresas que conheceu

Caso o potencial cliente ou empresa parceira tenha se mostrado receptivo, ou seja, tenha um dado bom feedback e assim você enxergue a oportunidade de venda ou parceria, basta entrar em contato para tentar consumar a venda ou a construção de amplas relações de interesse profissional.

Feiras virtuais

Com o avanço da tecnologia surgiram as feiras virtuais, que foram muito popularizadas durante a pandemia de Covid-19 para compensar a proibição de grandes aglomerações, as feiras virtuais são feitas on-line através de lives e devido a isso constituem um ótimo recurso para expor sua indústria ou negócio sem ter que arcar com custos de eventuais viagens de longa distância, ou seja, feiras virtuais carregam consigo a vantagem da quebra da barreira geográfica.

Mas como participar de uma feira virtual?

Podemos categorizar a participação em 3 etapas importantes:

– Etapa antes da live:

1. Avalie os produtos que você quer expor. O que você mais vende, o “carro chefe” de sua indústria e reserve para ele um lugar destacado;

2. Faça um roteiro: o que você dirá sobre os produtos, como irá dizer, como organizará seus componentes de maneira atraente;

3. Foco no horário. Em evento on-line não há motivos para atrasar;

4. Carregue bem seu notebook, computador, celular ou aparelho que será usado. No caso de celulares, deixe-os no modo silencioso, sons ou vibrações irão atrapalhar a sua transmissão ao vivo;

5. Se for viável, ofereça algum benefício para quem estiver presente: um brinde, vantagem ou cupom de desconto.

– Etapa durante a live: 

1. Se mantenha empolgado, encare as pessoas que estão na sua live como seus convidados de baile; se o baile ficar chato, eles irão embora;

2. Tenha confiança, demonstre que você entende de seus produtos, que sabe do que fala.

3. Siga o roteiro criado, mas se adapte caso algum dos participantes fazer uma pergunta

– Etapa depois da live.

1. Faça um agradecimento pela presença;

2. Entre em contato com quem já enviou mensagem e prepare-se para enviar os produtos que tenha vendido no evento, se organize para isso;

3. Mantenha ativas as suas redes e os contatos novos feitos durante a live, para que eles não procurem outras empresas.

Seguindo todas essas etapas, você com certeza terá um evento virtual de grande sucesso.

Agora é sua vez Depois de tudo o que vimos juntos, agora você já tem o conhecimento para arrasar na exposição da sua indústria em eventos ou feiras, o caminho está completamente livre para o seu sucesso, desejamos boa sorte em sua jornada. Somos gratos pela leitura, caso haja qualquer dúvida basta entrar em contato com a Alvo Virtual, teremos prazer em atendê-lo com máxima prontidão e empenho.

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